Coração Eucarístico | Padre Eustáquio | João Pinheiro | Caiçara

IMPORTANTE

01/10/2007

Cresce expressivamente o número de falsos corretores autuados pelo Creci-MG

”População corre risco”, avalia direção do Conselho

O aquecimento do mercado imobiliário vem atraindo pessoas que, na busca por retorno imediato, entram no mercado despreparadas para garantir segurança à transação imobiliária e inabilitadas por não cumprirem os trâmites necessários para iniciar numa atividade que é regulamentada. O resultado é a insatisfação do cliente. “A preocupação do ilegal é vender o imóvel o mais rápido possível para garantir sua comissão. Ele não se preocupa em conseguir um preço justo que satisfaça comprador e vendedor. Preocupa-se menos ainda em conferir os diversos documentos necessários para garantir segurança à transação”, explica o diretor do Creci-MG Jorge Fernandes de Souza.

 

Para o diretor do Conselho, ao lidar com um corretor ilegal o cidadão corre riscos desnecessários. “Normalmente são cobrados os mesmos valores de honorários e o resultado fica muito aquém do serviço realizado por um profissional habilitado. Sem falar no risco que o cliente corre de o corretor sumir. Se isto acontecer, ele fica desamparado, sem ter a quem recorrer”, avalia.

 

Resultados da Fiscalização

Apenas no mês de agosto foram lavradas 214 autuações por exercício ilegal, quase que o mesmo número de autuações realizadas em todo o ano de 2005 (229 autuações) e um quarto do que foi realizado em 2006 (963). Ao mesmo tempo em que o elevado índice de autuações é comemorado pelo Conselho por representar a eficácia do trabalho do Setor de Fiscalização, o número também é visto com muita preocupação.
Nos últimos dois anos, o Creci-MG vem batendo sucessivos recordes de autuação contra ilegais que atuam como corretores de imóveis. No mês de agosto, o número de falsos profissionais autuados foi ainda maior, atingindo quase que o triplo de autuações realizadas no mês anterior, reflexo da admissão de seis novos fiscais ao corpo funcional do Conselho.

 

Quem é corretor??
Só é corretor de imóveis quem cursou o Técnico em Transações Imobiliárias (nível técnico) ou o Gestão em Negócios Imobiliários (nível superior) e está devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. Uma vez inscrito, o profissional recebe orientação constante sobre aspectos jurídicos que envolvem o mercado imobiliário, formas de garantir um bom negócio para os envolvidos na negociação, atualização sobre a legislação do setor, enfim, toda informação que precisa para garantir segurança à transação.
Como identificar o corretor??
Antes de iniciar qualquer negociação imobiliária, é imprescindível que o cidadão entre no site www.crecimg.com.br e confira se o nome de quem pretende intermediar a negociação está no banco de inscritos do Conselho. Através do telefone (31) 3271 6044 também é possível obter essa informação.